Pessoas menos inteligentes tendem a ser mais conservadoras e preconceituosas

Não é nova a idéia de que o conservadorismo e o preconceito estão ligados umbilicalmente. Vários estudos já realizados chegaram a essa conclusão. A novidade é que o posicionamento conservador e o preconceito podem estar ligados à baixa inteligência.

Um estudo feito por pesquisadores de uma universidade de Ontario, no Canadá, chegou a conclusões bastante interessantes: adultos de baixo QI ou com dificuldades cognitivas tendem a ter atitudes conservadoras e preconceituosas (racismo, homofobia, machismo etc).

O estudo foi dirigido pelos pesquisadores Gordon Hodson e Michael A. Busseri, do departamento de Psicologia da Universidade Brock, de Ontario, e foi publicado pela revista Psychological Science.

Os dados levam a crer que as pessoas menos inteligentes se sentem atraídas por ideologias conservadoras porque estas exigem menos esforço intelectual, pois oferecem estruturas ordenadas e hierarquizadas, onde o indivíduo pode se sentir mais confortável.

É bom deixar claro que inteligência nada tem a ver com escolaridade. Há vários exemplos históricos (como a Comuna de Paris ou a Revolução Russa) em que as classes mais baixas e com menos escolaridade se mostraram as únicas capazes de pensar de maneira progressista.

Hodson afirma que “menor capacidade cognitiva pode levar a várias formas simples de representar o mundo e uma delas pode ser incorporada em uma ideologia de direita, onde ‘pessoas que eu não conheço são ameaças’ e ‘o mundo é um lugar perigoso ‘…”.

A grande contribuição dessa pesquisa pode ser a criação de novas formas de combater o racismo e outras formas de preconceito. “Pode haver limites cognitivos na capacidade de assumir a perspectiva dos outros, particularmente estrangeiros”, entende Hodson, já que a crença corrente é que o preconceito tem origens emocionais, não cognitivas.

O que será que Marco Feliciano e Silas Malafaia têm a dizer sobre isso?

Fonte: http://livrepensamento.com/2013/04/09/pessoas-menos-inteligentes-tendem-a-ser-mais-conservadoras-e-preconceituosas/

  • http://www.facebook.com/people/Fabio-De-Oliveira-Ribeiro/100000415136357 Fabio De Oliveira Ribeiro

    Verdade. Os nazistas alemães encontraram a derrota porque foram suficientemente “inteligentes” para combater a URSS e os EUA/Inglaterra ao mesmo tempo. E seus discípulos tardios são igualmente “inteligentes” pois transformaram o que era um movimento político de massas num fenômeno marginal, isolado e criminal. Há, há, há… os nazistas sempre foram tão “inteligentes”.

    • Asilo_Driver

      Legal um nazista confesso vir com essa conversa mole, ex-editor daquela merda de “Revista Criação” de linha claramente anti-semita. Filho de uma puta.

      • sithan

        O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu que eu não cometi crime de racismo:

        http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/inc_social_etnicas/acordao%20tjsp%20racismo.pdf

        Você sabia que desrespeitar uma decisão judicial é crime? Sabia que acusar de racismo uma pessoa que foi inocentada pela Justiça também é crime?

        PS: Filho-da-puta, senhor Asilo_Driver , é quem faz ofensas sob o manto do anonimato porque tem medo de responder um processo criminal. Este não é o meu caso.

      • sithan

        O Tribunal de Justiça me inocentou da acusação de racismo:

        http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/inc_social_etnicas/acordao%20tjsp%20racismo.pdf

        Você sabia que desrespeitar uma decisão judicial é crime? Sabia que acusar de racismo uma pessoa inocentada pela Justiça também é crime.

        Filho da puta, senhor Asilo_Driver, é quem faz ofensas criminosas sob o manto do anonimato. Este não é o meu caso.

        • Asilo_Driver

          Vai tomar no cu, idiota. Os seus textos tanto eram anti-semitas e nazistas que você nunca mais os publicou de volta em outra mídia. Vai enganar teus clientes que você ganha mais, seu merda.

          • sithan

            Suas ofensas criminosas anônimas não me incomodam, pois sei que o IP do senhor pode ser localizado. Quando o Oficial de Justiça bater na sua porta para citá-lo no processo criminal seja gentil, caso contrário ele voltará acompanhado de PMs.

      • sithan

        E aí… veremos o que o Ministério Público de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem a dizer sobre suas acusações criminosas:

        Fábio O. Ribeiro ‏@FabioORibeiro1m

        Alô, alô… @mpsp_oficial @TJSPoficial É crime violar um Acórdão transitado em julgado p/ insistir na acusação de réu que foi inocentado?

        Fábio O. Ribeiro ‏@FabioORibeiro5m

        Alô, alô, @mpsp_oficial e @TJSPoficial comentarista me acusou de racismo apesar de eu ter sido inocentado pelo TJSP http://ln.is/controversia.com.br/8IHrg

        • Asilo_Driver

          Alô, Alô… VAI TOMAR NO CU. _|_ Manda um twitter para a OEA, quem sabe você não ganha a causa.

          • sithan

            Ofensas criminosas anônimas não me incomodam, pois sei que o IP do senhor pode ser localizado. Quando o Oficial de Justiça bater na sua porta para citá-lo no processo criminal seja gentil, caso contrário ele voltará acompanhado de PMs.

          • Asilo_Driver

            Pode vir junto com oficial. Mas venha com colete a prova de balas. Manézão.

          • sithan

            Well… Não acompanharei o Oficial de Justiça, mas estarei bem em frente de você quando você estiver sentado no banco dos réus.

          • Asilo_Driver

            Por que? Acompanha sim, vai! Você será muito bem vindo quando bater à minha porta. Você é só valentão de tribunal com 20 PMs tomando conta da cena?

          • sithan

            Já estou tomando minhas providências oficiais junto às autoridades competentes. Aguarde.

          • Asilo_Driver

            Não esqueça de mandar um twitt para a ONU, para o Obama e para a OEA; Bundão.

          • Asilo_Driver

            E não esquece de anexar seus artigos ameaçando os militares e seus descendentes de morte. Se você não souber onde encontrá-los, eu tenho cópia aqui no meu computador.

          • sithan

            Use o que tem contra mim como bem entender, não tenho medo.
            Usarei suas ofensas criminosas e ameaças à minha maneira.
            Veremos quem vai ganhar ou perder.

      • Guest

        Esse bunda-mole fica enchendo o saco lá no CMI e no Observatório da Imprensa colocando um monte de artigo ameaçando todo mundo, dizendo que vai enforcar, pendurar em poste, matar, estuprar etc, daí quando alguém chama ele no saco ele se borra e vai querer tomar “as providências oficiais” kkkkk… é um bosta, mesmo!

        • sithan

          Falou o CENSOR politico/militar/policial…como se pudesse me censurar. COITADO, nos tempos da Ditadura ele não ficaria anônimo. Agora é obrigado a se esconder porque tem medinho de ser processado criminalmente. Ha, ha, ha…

  • Observador

    ‘O que será que Marco Feliciano e Silas Malafaia têm a dizer sobre isso?’ Essa frase também é preconceituosa… Mas o pior é que subestima a inteligência de quem lê. Ou será que quem a fez não é suficientemente inteligente para admitir que o texto é tendencioso?

  • Asilo_Driver

    Desde quando Nazismo é conservador, sua besta? Nazismo foi um regime revolucionário de cabo a rabo! Ignorante.

  • Felipe_S

    Esse bostão fica enchendo o saco no CMI e no Observatório da Mídia dizendo que vai enforcar as pessoas e pendurar em postes, que vai matar milico, estuprar a filha do milico, etc, etc, etc, já vi até chamar para duelo armado (dãh), e daí quando alguém manda ele tomar no cu ele vai querer tomar as “medidas oficias” (kkkk) é um merda n’água mesmo!!!