Biblioteca êxodos

Ferréz

Bom, foi nas andanças em várias quebradas que cruzei a primeira vez com ele.
Andava sempre arrumado, camisa com botões, sempre aberta, um boné estilo beisebol e uma corrente banhada com um pingente de Jesus.
A identificação foi imediata, curtia rap, mas tinha vontade de aprender com a literatura; convidei para ir em casa, e me surpreendi quando no outro dia ele tava lá.
O apelido Nego Du era uma abreviatura do seu nome Eduardo. Conversamos por algumas horas, e ele ficou de voltar. Na época revirou todos os meus livros para pegar um emprestado.
Depois disso foi constante sua presença, chegava já falando em comida, minha mãe fazia o prato e, quando eu não tava era a mesma coisa, não sei explicar, mas minha mãe adorava ele.
Nego Du era presença confirmada em todos os meus lançamentos, sempre tava com livros nas mãos, fazia parte de um grupo de rap chamado Realismo Frontal, que mais tarde adotaria o nome de Negredo.
Com o Nego Du eu gravei um especial pra Record na laje de uma casa, que era um ponto de venda de drogas, casa essa que mais tarde, de tanto a gente encher o saco, os caras largaram.
Foi aí que o Brown e o Negredo se apropriaram da casa e começaram a pensar em fazer uma rádio.
O tempo foi passando, as coisas mudando, e o projeto da rádio não saía; foi quando eu dei a ideia de fazer uma biblioteca no lugar, convenci um a um, e o mais difícil foi o Brown, mas ele e o pessoal acabaram aceitando.
Juntamos alguns trocados e compramos os materiais, o Brown chegava sempre com vontade de comprar caixas de som, de comprar discos, e eu pensando nos livros, e assim se passaram cinco anos, até que a casa estivesse pronta.
Pra manter a ordem das nossas ideias separamos dois ambientes, um pra livro e outro pra som, o Dj Ale, junto com o Dj Odair, sempre tava lá montando as pickups e fazendo um som, e eu pensava: “Como isso vai ser uma biblioteca com um barulho desses?”
O Brown contratou um marceneiro que fez as estantes, e eu organizei os livros, entre um trampo e outro, muita conversa, quem ganhava eram todos nós com tanto ponto de vista diferente.
Graças ao Arnaldo estava tudo pintado e só faltava bolar a inauguração, quando a laje começou a vazar, cada chuva vazava mais, até que ficou lastimável a situação.
O que seria o certo? Derrubar tudo e fazer de novo? Ce ainda tinha outro problema, um mano tava requisitando que era dono da laje da casa, e queria mudar pra lá de todo jeito, mas no debate ele perdeu, afinal nós somos fortes na comunidade, e estávamos lutando não por algo pessoal, mas por algo que envolve toda a comunidade. Mesmo assim, com o consenso de que ele precisava de uma casa, alguns manos juntaram uma grana e compraram um barraco pra ele.
Enquanto tudo isso acontecia para que a biblioteca ficasse pronta, num dia fatídico saiu um tiroteio na rua, e dois caras discutindo chegaram a trocar tiro e acertaram uma criança de 4 anos, e vocês não têm ideia do que é ter um peso desses na mente, afinal, se a biblioteca estivesse funcionando, talvez esse pequeno agora estivesse vivo.
E começamos a reconstrução da biblioteca, chegaram com a gente a Sophia Bisiliat e a sua mãe Maureen, trouxeram várias ideias, entre elas a de um DVD com a festa que o Negredo organizava todo ano na mesma rua da biblioteca, e a renda desse DVD seria para terminar a obra.
Começamos a projetar o DVD, juntamos vários artistas de hip-hop e no meio do caminho também nos decepcionamos com vários manos que de projeto social têm nojo até do nome, mas nem tudo é ruim, outros manos somaram mil graus, como o Gog, o Realidade Cruel, Zá-frica, Detentos do Rap, RDG, Muralha Sul, Colt 44, Rosana Bronx, Consciência Humana e Otraversão. E a festa aconteceu com a presença de 8.000 pessoas.
O DVD foi realizado, chama-se 100% Favela, além do showtem um documentário comigo, o Brown e o Negredo, além dos caras no estúdio. O DVD foi um sucesso pela qualidade e pelo trabalho de juntar tanta gente boa do rap, os que não quiseram se envolver hoje ficam se lamentando.
A renda do DVD é destinada ao projeto, mas uma má-fé na distribuição acabou nos deixando na mão, e pouca coisa sobrando para a biblioteca, enquanto isso o tempo ia passando.
Só com os recursos nossos tava difícil terminar, e chegou uma parceria que aos poucos foi somando, que é o Marcelo Loureiro, da Hucka.
Ele começou a trazer um engenheiro, que redesenhou o projeto e começou a nova obra.
Um corre danado e o Arnaldo (Negredo) tava de linha de frente na reconstrução de tudo.
Um dia chego lá todo animado e o Arnaldo tá com uma marreta de 3 quilos derrubando as paredes. Quando vi tudo destruído quase chorei, mas depois de alguns meses vi que tava valendo a pena recomeçar.
Pelo terreno ser úmido e a casa mal desenhada era necessário refazer, e até intervir em casas próximas já que a favela é muito desorganizada.
Bom, finalmente terminou a obra, enquanto estava construindo recebemos escritores importantes, entre eles, Paulo Lins (Cidade de Deus), Buzo (O Trem), Arnaldo Antunes, Lourenço Mutarelli.
Levar tanto tempo valeu a pena, porque vimos um ponto de droga virar um ponto de cultura, e naturalmente quem usava drogas nas vielas foi saindo e deu espaço para um novo público, o da leitura.
Hoje, depois da inauguração, dá pra ver que valeu muito a pena, o segundo andar da biblioteca chama Nego Du e vive lotado de criança, chamando a gente de tio pra cá, de tio pra lá.
A gente tá tendo que aprender a lidar com elas, pois não esperávamos esse público, pensamos em jovens e adultos. E foi uma surpresa, como tem sido todos os dias, cada coisa que elas falam; a cada ato que fazem, quem aprende muito mais somos nós.
O Gel, que é um graflteiro daqui, juntou mais vinte nomes do grafite e pintou todas as vielas próximas à biblioteca, e não é difícil você trombar com palavras como “Sabedoria” ou “Conhecimento” entre um beco e outro.
É pouco, sei disso, comparado com as mil bibliotecas que o governo prometeu no começo do mandato, mas essa única biblioteca na favela é de todos nós e, ao contrário das mil do governo, essa é real.

Caros Amigos

121 Responses to Biblioteca êxodos

  1. stephanie christina

    muito legal,minha professora passou esse testo pra nos,achei interessante

  2. Na minha escola estamos estudadndo, a êxodos, e estou gostando muuuito mesmo. Se ela for como nas descrições.´foi um passo a mais q vcs deram para o mundo saber a importancia dos estudos e da aprendizajens, q o mundo tem a nos oferesser!!! Boooooaa soorte mesmo!! =)

  3. ashei seu projeto mutio interessante . láa na minha escola tbém estamos fazendo um projeto com a nuss biblioteca . ashoo super legal esse tipo de coisa . desejo boa sorte para v6 . e kee essa biblioteca continue sendo sempre muito movimentadaa . BOAA SORTEE

  4. esse projeto é d+ nos na escola estamos falando desse texto ,ajudou muito nas aprendizajens dos alunos e ate dos professores =)
    nos fizemos varias questoes sobre ele e aprendemos muito espero q esse texto muitas pessoas poderam ver q vale apena ler os livros e esse texto é exelemte para treinar a leitura e tambem a sua aprendizajen!!!
    Booa sorte com o projeeto:D

  5. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  6. oiiiiii, estou fazendo un trabalho igual o de vocês e eu gostei muito do trabalho que vocês fizeram na favela e tambem gostei do que fizeram com que os prefeitos que falaram que ia fazer 1000 mil bibliotecas isso é para mostrar que uma só pode mudar um lugar conhecido como uma violência imensa .

    bjOOs, continue fazendo isso porque Deus se orgulha de um ato tão generoso.
    Que deus abeçoe vocês.
    até mais.
    bjOOs Nego Du.

  7. OOiiii esse texto e loko num entendi porra!

    mais é legal

    flww!!!!!

  8. oie, estou participando de um projeto igual a esse e o nosso professor contou sobre esse relato e todos da minha sala gostou, pq esse é um projeto muito interesante e nós estamos tentando fazer o mesmo mas com a biblioteca de nossa escola e de uma história ficticia que estamos estudando.
    Fazer uma biblioteca em um lugar cheio de violência e drogas é quase imposivel e vocês mostram q isso pode mudar.

    bjoos
    e que todos os seus projetos se realizem ajudando varias pessoas

  9. queria que vcs me addedava ai bleza depois que a professora falou sobre a biblioteca que o governo nao deu para vcs que prometeu e num cumpriu essa e uma das reais

  10. oi estou estudando a biblioteca êxodos e eu estou adorando,eu achei muito interessante o que vc e nego du fizeram isso não é para qualquer um não ,é muito complicado eu e meus colegas estamos até fazendo um trabalho sobre bibliotecas diferentes eu gostei
    PARABÈNS para todos vcs q ajudaram o ferrez a fundar essa biblioteca tão especial

  11. ou muito bom mesmo isso na minha escola tamos fazendo um igual é revitalizando uma biblioteca com mariana é muito legal quando a professora leo essa historia de voces fiquei chocado muito bom num lugar que era um ponto de trafico de drogas foi feito uma biblioteca vou pegar essa historia para meus amigos ai falo gostei muito nota 10 vo imprimir falo muito bom

  12. o texto que a professora passo pra nós , é muito bom fala de coisas interessante e é inteligível ,fala de pessoas maravilhosa que procura intender outras pessoas que necessita de ajuda ….

  13. muito legal meu professor passou sobre esse texto, foi a minha prova….Mas gostaria que tivesse uma foto da biblioteca

  14. bruna cristina chence

    Oi, estamos muitos felizes por vocês conseguirem essa biblioteca .Parabéns por esse trabalho. Continuem fazendo coisas boas. O mundo precisa de beleza.

  15. rafaela fernanda dos santos

    Achei o texto biblioteca êxodos muito legal e porque ajuda o pessoal da favela a ter cultura .

  16. Parabéns por esse grande trabalho ajundando o pessoal da favela a ter cultura
    Parabéns

  17. Oi, estamos muitos felizes pelo belo trabalho realizado. Continuem assim. O mundo está precisando de coisas bonitas.
    Parabéns!

  18. Achei o texto biblioteca êxodos muito legal porque ajuda o pessoal da favela a ter cultura.
    PARABÉNS

  19. oi parabens pelo trabalho nosso precisa de gente assim como vocês
    tchau até++++
    rodrigo joga 10

  20. Eu e meus amigos lemos seu texto e gostamos muito.
    Nosso país precisa de pessoas de bem como vocês.
    Parabéns!

  21. Eu e meus colegas achamos este texto muito interessante e uma ação muito linda.
    Vocês merecem nossos parabéns!

  22. Nòs estamos muito felizes em saber que vocês fizeram um bom trabalho. Parabéns pelo desempenho. Continuem assim. O mundo precisa de coisas maravilhosas.

  23. Oiiiiiiii eu achei sua história de vida muito legal.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    E se um dia eu tiver oportunidade gostaria de conhecer sua biblioteca.

  24. O trabalho de vocês foi ótimo, garanto que estão felizes com o resultado. Toda comunidade deveria ter equipes assim. Adorei!!!!!!!!!!

  25. Oiiii!!Achei muito interessante esse trabalho pois com isso ajudou muitas pessoas a se interessar mais pela leitura….
    Parabéns!!!

  26. Gostei muito do seu trabalho e espero poder ter a oportunidade de conhecer a sua biblioteca!

    Parabens e continue assim!!!!!

  27. Oiee!!!
    Parabéns pelo trabalho achei muito interessante.
    Torço para que continue dando certo.
    Obrigada pela atenção.
    tchau!!!

  28. Bom! Adorei o seu trabalho!
    Uma otima idéia!
    Que bom que tem pessoas no mundo que pensam assim!!
    Parabéns….
    Adorei!!

  29. Achei esse trabalho muito interessante: ponto de drogas, vira ponto de cultura!

    Isso é lindo!!!!!!!

    Gostaria de visitá-los algum dia.

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. Oi! Achei muito interessante o trabalho de voces. Levar cultura a muitas pessoas…continuem assim!!
    Parabens!!

  31. Oiiii!!!!Parabéns pelo trabalho realizado,pois graças a esse trabalho muitas crianças que poderiam estar no trafico hoje estão dentro de uma biblioteca!!!!

  32. Bom dia ! Gosteii muito do seu trabalho.
    O mundo precisa de gente assim para ajudar as favelas com biblioteca.
    Onde era uma ponto de drogas hoje é uma biblioteca. Um dia desses eu gostaria de ir conhecê-la!!!!!

    Vocês tiveram uma boa iniciativa. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Boom a miinha professora paasoo este textoo pra tuma 6B da escolaa Ibrahin Nobre muiitoo legall mesmoo !.. Muitoo Obriga !..

  34. kade oq eu preciso

  35. oi adorei o seu trabalho varias outras pessoas deviam fazer como voceis adorei e continuem fazendo esse trabalho.

    bjs amanda

  36. Uaaal…amei esse textoo !
    la na eskola a dona deu varias questões sobre ele e eu axei MTOO legal oq vooc’s fizeram !
    espero q Deus abençõe vooc’s kd vez mais viu !

    Bjoos e Parabéns!

  37. eu adorei ler exodos e´mutio legal nunca encontrei algo assim

  38. Vamos começar a estudar essa história real.
    Minha profª de Portugues se chama Carla Patricia ela mandou nós, os alunos a procurarem o texto sobre a Biblioteca Exodos e todos irão achar muito legal.
    Bjosss foi muito legal a historia de vcs…

  39. Olá,meu nome é Beatriz e estudo na 6D da escola E.E Jeremias de Paula Eduardo.Estudei o seu projeto nas aulas de Língua Portuguesa,e eu e minha classe adoramos!
    Abraços e parabéns!

  40. nossa achei essa história muito de+
    e interesante e ao mesmo tempo educativa
    continuem assim porque ee muito da hora
    um beijo no coração de cada 11111111111
    rayssa

  41. eae pessoal estou estudando o texto biblioteca exôdos e achei muito
    interessante !!!! minha prof mara passou e elogiei o texto!!!

  42. gostei muito da historia que a minha professora leu para a gente um beijo,curti muito seu blog

  43. Oiee Gentii …
    tD bezinha cum Vuxêsx?
    sóóh passanuh pla diser kii eO Goxteii muitchu
    dessi textuu Viw…
    Beijin Beijin…

    *Hullynhaa*

  44. Oiee Gentiih…
    tD Benhee cum Vuxês?
    esperuuh kii sinhee…
    Bom, sóóh escrevenuuh uuh
    comentáriuu pla diserr kii
    eO ADOREI i kii eO achei muitchuuh
    Legal uh assuntuuh…

    Também Goxteii muituu dus comentáriuxs…
    ééh muituuh interessantii …

    Beijuuh …

    * N a n a h *

  45. lucas pereira rodrigues

    e ai cotei muito da sua historia e muito boa…..

  46. olá meu nome é Hudson sou da 6D DA E.E liomar freitas camara

    Estamos estudando seu projeto da Biblioteca eu e meus colegas

    adoramos o seu trabalho parabéns.

  47. Olá meu nome é Douglas estudo na sala 6ºd da escola E.E LIOMAR FREITAS CAMÂRA estou estudando o seu projeto na escola

  48. e ai o seu projeto muito bom

  49. aew gostei muito desse seu projeto !!
    espero que continue dando certo!!!!

  50. alex e luana

    ´´´ esse texto é muito legal.

  51. Oláàh geeente .!

    passando praa falar que amei esse Texto …

    Muito bom, Parabens.!!!

    Sou da escola Liomar Freitas camãra … da 6°c

    e estou estudando esse projeto na escola .

    Tchal .! BeijoH ‘

  52. kiui,gabriel

    olaaaaaaa!
    meu nome e diego
    e eu vim falar sobre
    o autor ferrez ele foi um otimo
    escritor se nao fosse ele morre
    era pra ta escrevem mais livros

  53. É a minha prf°de prtuguês tbm passou…Axei uma história mto legal e indiferente, é bom saber que tem pessoas ke c importam com as 1000 bibliotecas ke o lula falou ke ia fazer e naum fez, ke c importam com as coisas de aprendizado, mto bom, parabéns a tds dessa biblioteca….

  54. muito legal o que vc fez pela biblioteca parabens!

  55. thiago e wellington

    Achamos exelente seu projeto,pois o objetivo é muito bom,nunca tinha ouvido falar de um grupo de rappers querendo montar uma biblioteca

  56. thiago e wellington

    achei exelente seu projeto pois e muito interessante saber que rappers montaram uma biblioteca

    boa sorte

  57. eai manoo esse texto é mto loko
    passei pra manda um salvee pra vc’s ai admiro muito seus trabalhos

    flw

  58. oiiii gentiii nussa amei
    esse texto e muito da hora
    beijos pra todos
    e um abraço da minha eskola

  59. Gostei muito dessa historia na minha escola estamos trabalhando com essa historia e a minha professora de portugues que realizou este trabalho
    e minha escola esta realizada com esse texto e queremos que um dia
    o negro du e brow
    fale mais dessa historia na minha escola beijuhs

  60. oi estou feliz por dizer a voces que adorei a historias de vcs e do projeto
    a minha professora passou um texto da “BIBLIOTECA DE EXODOS”eu gostei bastante e talvez irei tambem fazer um trabalho da escola que pode ser o igual de voces eu achei o texto e a historisa de voces e agora sera bem mais facil fazer o trabalho se puder ser feito o texto igual que ela passou ne!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  61. Quem é Ferréz?????Preciso saber urgentemente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Por Favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?????????????????????????????????????????????????????

  62. achei muito legal minha professora esta passando e eu adorei a historia

  63. ferrez é quem teve a ideia deles montar a biblioteca e so analizar o texto

    para responder a sua pergunta

  64. eu e minha amigas gostamos muito da sua biblioteca, e nós do E.E.Silvana Evagelista gostariamos muito de conhecer vc e seus amigo

  65. achei legal o que vcs fiseram pela comunidade achei legal trocaram um ponto de drogas por um ponto de cultura salve ferrez

  66. oii………….que bom trabalho vc fezs com a revitalização tchauu

  67. e muito legal esse texto

  68. nenessa/nessah

    poxa…..
    gostei bastante pq desses lugares ñ sai essees tipos de projeto néh!
    um lugar q era um ponto de dogras ter virado uma biblioteca é invessivel néh!!!!
    boa sorte!=D :D

  69. OI ESTOU ESTUDANDO SOBRE VC ADOREI SUA HIRTORIA SE PUDER RESPONDE PELO MEU E-MAIL BJUS

  70. oiee eu sou kawany to nah 6 serie e eu to estudando sobre sua historia na aulah de portugues é muito interessante, gostei muito gostaria de saber seu email e quero muito um livro seuu gostei de sua historia beijos xauzinho

  71. Oi…adorei o projeto…parabéns…

  72. oi estou estudando sosre vc estou adorandeo tudo adorei sua história tem uma menina da minha escola q ganhou um livro seu se poder entre no meu e-mail. pla gent converssar bjus
    naty-amofuty@hotmail.com

  73. ola Ferréz estou estudando sobre a biblioteca exodo estou gostando muito
    entre no meu msn para nos conversamos!!

  74. oiee eu sou ricardo nah 6 serie e eu to estudando sobre sua historia na aulah de portugues é muito interessante, gostei muito gostaria de saber seu amail

  75. oiee adorei esse texto vou ficar com ele pra sempre adorei tambem o que vcs fizeram para construir a biblioteca exodos foi lindo vcs batalharam muito eu quero saber mais sobre a biblioteca se vcs tiverem orkut é só me adicionar

  76. legal, meio grande mais bacana enteressante demais uma bosta mais legal.
    Mais só vim aqui perguntar se tem alguem aqui que que me comer???
    espero respostas!!

  77. Na minha escola E.E Jorge Faleiros é do governo e mandaram uma apostila e na de portugues estava este texto palavra por palavras..
    achei muito interessante ateestou fazendo uma pesquisa sobre a biblioteca e a vida de Ferrez…
    Adorei… continuem fazendo isso.. boas ações e achei bem legal um ponto de drogas vira uma biblioteca local de estudos…
    amei…
    bjossssssssss
    e pessoal vale a pena ler esse texto e pesquisar… e se quiserem me adicionar no orkut estou disposta é “”hellenchristine@amigas.com””
    bjaummmmm t+…

  78. oi gostei da historia interesante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  79. qual e o site da biblioteca

  80. qual e o site da biblioteca

  81. oi eu amei essa hostória minha professora passou para mim essa semana eu amei vcs tiveram muita coragem e dedicação meus parabens e obrigado!!!….

  82. ñ intendi porra de nada nem
    gostei desse texto..
    na minha escola estamos estudando
    isso mais eu ñ gosto
    é muito besta sem noção
    eles poderiam passa coisa melhor,
    trabalho por exemplo
    que a gente escreve e pronto
    isso é mó perda de tempo
    ODIEI

  83. olá ferrés, estou estudando sobre a biblioteca êxodos na minha escola E.E. dorival de carvalho, e estou gostando muito e me interesei muito pelo o trabalho da biblioteca….gostei muito obrigado.
    tcauuuuuuu!!!!!!!!!

  84. quero saber sobre essa biblioteca

  85. na minha escola estamos falando sobre essa historia.

  86. estou estudando sobre isso e espero aprender muito mais sobre ele a historia dele é muitisimo interesante e bacana!!!!!

  87. eu gostei muito desse texto até por que eu estou fasendo um trabalho sobre ele olha se eu tivese um jeito de ajudar igual vc ajudol eu fasia a mesma coisa ou pelo menos eu tentava!!!!!!!!!

    beijosssss!!!!

  88. eu estou fazendo um trabalho sobre este texto e estou adorandoo =)

  89. bom eu li este texto e achei mto interessante ele fala sobre um local que era um dos pontos de drogas e fi transformada em uma biblioteca com muito suor mas conceguirao…..mto interessante

  90. eu me chamo gabriela e tenho 12 anos estudo na escola vito em sumare,nòs estamos estudando um dos seus textos e o nome dele è :biblioteca exodo

    achei muito interessante a sua idde fazer uma biblioteca,sei que hoje a maioria das pessoas nao querem saber nem de ajudar e nem de ler.por isso parabens pela sua vontade de fazer a biblioteca e seu interresse

    vou ficandoo por aqui

  91. eu curto mto seus livros principalmente ,fortaleza da disilusao

  92. tamben amo dde paixao capa pecado egosto mto dos seus trabalhos nas comunidades carentes
    me responda

  93. moro no capao redondo bairro onde vc retratou o livro

  94. estou fazendo trabalho escolar sobre vce

  95. Isabella e Raquel

    Achamos muito legal ele transformar um ponto de drogas em uma biblioteca, nossa professora passou esse mesmo texto pra gente… É bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam em fazer esse tipo de coisa.

  96. nosaaa adorei!!
    achei super bacana!!
    eu estou estudando sobre isso!!
    muito bom!!:)

  97. adorei essa historia mas o meu amigo odoioo

  98. Oiieeh meu nome é jessica tenho 11 anos e estou fazendo um trabalho de português e usei o seu texto biblioteca êxodos,gostei muito do texto me ajudou bastante nas notas.eu gostei muito desse texto,olha se eu tivese um jeito de ajudar igual vc ajudol eu fasia a mesma coisa ou pelo menos eu tentava!!

    Beijinhos!!!!!

  99. EU ME chamo fernanda tenho 12 anos,moro em são paulo no rodoufo pirane. gostei dos seus livros.
    achei muito interessante a sua idde fazer uma biblioteca,sei que hoje a maioria das pessoas nao querem saber nem de ajudar e nem de ler.por isso parabens pela sua vontade de fazer a biblioteca e seu interresse

    beijosssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!.

    é muito bacana gosteiiiiiiiiiiii.

  100. Igor F. Santos

    tenho que consegui curiosidades sobre a biblioteca algué
    m me ajuda é pra lição de português

  101. eu tambem to estudando esse texto maid preciso de novas informaçoes para a pesquisa

  102. gostei muito desta história li na escola e me emocionei muito 

  103. Gaby_almeida321

    amei esse texto
    acho que ajudou muito as crianças e tambem os adulto
    achei super
    queria que tivese mais gente assim no mundo
    ainda no final manda um aviso para o governo

  104. Thiagosilvarib10

    ferres vi seu texto na apostilia e achei legal do aluno da 6}b

    Abiblioteca exedo esta aberta?
    esse texto ajudo muitas criaças valeu ferres=D
    pergunta de: thiago israel da silva ribeiro

  105. tambem achei

  106. ferres mando outro texto legal?

  107. manda  outro ai

  108. Victoralves1902

    Muito Legal 
    Show de Bola

  109. Victoralves1902

    Mais é Muito Grande Demora de Ler kkkkkkkkkk

  110. li esse texto na escola na apostila 3
    ate minha professora gostou
    mas presiso de um remedio pra gostar mais de ler

  111. eu li esse texto na apostila 3

  112. muito legal comtinua assim
    neymar jr.

  113. suzan de souza

    Esse cara é dez,o Ferréz é um mano muito da hora alem de fazer uma bibloteca zica ainda curti hap.veio adoraria te conhecer pessoalmente preciso trocar umas ideias contigo,sou da escola E.E Professor Olzanetti Gomes sou do 7°Ano A,e na minha sala o pessoal ficou bem interessado na sua história minha professora Maristela é sua fa numero 1 manda um beijo pra ela, se possivel vem visitar nois um dia e tras o grupo Negredo A Cupula.beijo tchau.

  114. f cçp´.cpç´~

  115. ha eu to maluko porra

  116. debora e gaby gostosas
    namora eu vai?

  117. João Guilherme

    Olá Ferréz
    gostamos muito de sua história,achamos muito legal o que você fez,em vez de construir uma rádio você que é muito inteligente construiu uma biblioteca e assim ajudou algumas pessoas a melhorar sua leitura e seu aprendizado através da leitura.
    aqui quem fala é:
    Fernanda Barbosa dos Santos
    e
    João Guilherme Barbosa de Araujo Luiz

  118. Nossa é bem grande nem li tudo eu só não entendi quem que ta contando a história.. :/ vou ler tudo isso na minha escola hoje :(

  119. estamos trabalhando com esse texto na escola queriamos saber como foi transformar um ponto de vendas de drogas em uma biblioteca ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>