Depois do fim

Carolina Catini e Renan Oliveira – Fomos conversar com trabalhadores e trabalhadoras, moradoras do extremo sul de São Paulo, depois de sair o resultado eleitoral para a presidência da república e governador.

Fomos conversar com trabalhadores e trabalhadoras, moradoras do extremo sul de São Paulo, depois de sair o resultado eleitoral para a presidência da república e governador. Este último mal foi lembrado nas conversas, enquanto que as comemorações durante a apuração fizeram o nome do novo presidente ecoar fervorosamente dos botecos e ruas, acompanhado por fogos de artifício. A euforia antecipou nossos planos e registramos o primeiro depoimento ainda na noite de domingo de 28 de outubro. Todos as outras conversas foram feitas no dia seguinte ao segundo turno em alguns bairros do Grajaú.

Uma síntese das longas conversas pode ser vista na edição amadora de um vídeo feito sem captação de áudio nas imediações da barulhenta avenida Belmira Marin. O que nos importa é ter mais elementos para compreender o nosso tempo.

Um alerta: não se trata de uma investigação e ninguém serviu como como fonte para um objeto de estudo. Moradores e moradoras falaram com base em sua história, medo, angústia, desemprego, ódio. Assim, não há metodologia, nem estatísticas, nem análises. Apenas perguntamos o que esperam dos próximos tempos, o que acharam das eleições. Os resultados só podem ser coletivos, fruto da reflexão e da construção de alternativas práticas.

Depois do fim

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*