Necessidade ou Privilégio? O Auxílio Moradia

Faz Diferença – Faz diferença o gasto com habitação ir para quem realmente precisa?

Há poucos meses, os jornais estavam repletos de polêmicas sobre o auxílio-moradia dado a juízes. Infelizmente, o assunto foi praticamente esquecido desde a tragédia na qual um edifício em São Paulo se incendiou e desmoronou, embora ambos os temas sejam facetas de uma mesma realidade: a imensa desigualdade habitacional do Brasil.

Enquanto que as vítimas da tragédia em São Paulo receberão mensalmente 400 reais de auxílio-aluguel, após terem perdido todos seus pertences no incêndio, diversas autoridades brasileiras, totalizando pelo menos 30.990 pessoas, têm direito a um auxílio-moradia entre 4000 e 4500 reais, sendo cada auxílio, portanto, equivalente a mais de 10 auxílios temporários a pessoas carentes. Estima-se um gasto anual de 1,63 bilhão de reais [1]. Disso, mais de 800 milhões são do orçamento federal [2], enquanto há projeções de que o total, considerando também estados e municípios, possa ultrapassar os 2 bilhões.

Esse número cresceu muito nos últimos anos após decisão do STF de estender o direito a todos os juízes federais [2], mesmo aqueles que possuam imóvel próprio. Deve-se lembrar que uma parte substancial desse grupo já possui salários que ultrapassam os 30 mil reais mensais, ou seja, estamos falando do 1% mais rico do país [3].

Descontentes com a possibilidade de perder o salário extra, enquanto outros o manteriam,o presidente da Ajufe (Associação dos juízes federais do Brasil) afirmou: “Os juízes federais não irão aceitar um tratamento discriminatório.” Esse tipo de afirmação só reforça uma justiça cega à realidade brasileira, mas atenta aos interesses individualistas protegidos pela corporação. Grupos detentores dos maiores privilégios não enxergam a enorme discriminação que eles mesmos causam fingindo buscar direitos, enquanto aumentam seus próprios privilégios.

[1] https://oglobo.globo.com/brasil/senado-estima-gastos-de-r16-bi-com-auxilio-moradia-para-30-mil-autoridades-da-uniao-22158136 ehttps://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/gasto-da-prefeitura-de-sp-com-auxilio-aluguel-aumenta-mais-que-4-vezes-10-anos.ghtml

[2] http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/auxilio-moradia-do-judiciario-cresceu-3-300-em-tres-anos-diz-nota-do-senado/

[3] Veja nosso post sobre o assunto:http://fazdiferenca.com/faz-diferenca-saber-quao-privilegiado-voce-e/

Necessidade ou Privilégio? O Auxílio Moradia

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta