Os 25 países mais avançados socialmente do mundo

Gabriela Ruic – A pesquisa The Social Progress Index 2015 procurou determinar quais países do mundo oferecem as melhores condições sociais aos seus habitantes

1. Desenvolvidos

São Paulo – Desenvolvimento econômico é importante, mas não é o suficiente para garantir que um país seja bem-sucedido quando o assunto são os avanços sociais. É o que constata a edição 2015 da pesquisa The Social Progress Index, produzida pela fundação americana The Social Progress Imperative. O estudo, que está em sua terceira edição, deseja ampliar o conceito “progresso social” para além dos aspectos econômicos, mas também incluindo à análise a capacidade de um país em atender as necessidades básicas da população, desenvolver meios para melhoria da qualidade de vida e criar condições para que os indivíduos atinjam seus potenciais. E um claro exemplo disso, mostra o estudo, é a a Nova Zelândia. O país alcançou um nível de progresso social similar ao da Noruega, muito embora seu PIB per capita seja bem menor que aquele do país escandinavo. A avaliação é feita a partir da investigação do desempenho de 133 países em indicadores que foram separados em três grandes dimensões. Veja abaixo:

Categorias Pontuação
Progresso Social É a nota geral obtida pelo país no índice.
Necessidades básicas Avalia aspectos como a nutrição da população, o saneamento básico das comunidades e a segurança pública.
Bases do bem-estar Considera, por exemplo, o acesso ao conhecimento, à saúde e também os níveis de bem-estar dos indivíduos
Oportunidades Esta categoria leva em conta os direitos civis, as liberdades de escolha, a tolerância e inclusão e também o acesso à educação superior.

Uma vez avaliada a atuação dos países participantes, o estudo produziu um ranking que mostra, afinal, quais deles são os mais avançados socialmente. Para tanto, foram atribuídas pontuações de 0 a 100 para cada uma das dimensões. Quanto mais alta é a nota, melhor é o local naquele aspecto. Os países da América Latina que se deram melhor neste ranking foram o Uruguai, que ocupa o 24º lugar, e o Chile, que está em 26º. O Brasil terminou na 42ª posição, na frente do México e da Rússia, mas atrás da Argentina e dos Emirados Árabes. Contudo, consta ao final da matéria para fins de comparação com os 25 primeiros colocados. Veja nas imagens quem são eles.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta