Museu Aeroespacial: uma opção cultural gratuita na Zona Oeste do RJ

Inaugurado em 1976 o Museu Aeroespacial fica dentro da Base Militar do Campo dos Afonsos. Para visitação não precisa pagar nada, basta se identificar, preparar o fôlego para andar bastante e aproveitar. São 5 hangares com aeronaves de todos os tipos e períodos.

Por Miguel Pinho*   –   

.

IMG_2614

.

Além da atração principal, os vários aviões utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB), existem algumas exposições. Próxima à entrada há uma exposição sobre os 25 anos do ingresso das mulheres na FAB, acontecimento ocorreu em 2007, mas a exposição com documentos, fotografias, medalhas e trajes continua. Logo em frente, há uma sala de armas com bombas, metralhadores e canhões utilizados pela aeronáutica disponíveis para visitação.  O “Controle do espaço aéreo brasileiro” é a parte sobre os controladores de vôo, que simula o ambiente de uma torre de controle com manequins, monitores e até um rádio emitindo sons de operações. Há também uma exposição com vários modelos de simuladores já utilizados e uma réplica de uma sala de brienfing, que é o lugar onde os pilotos repassam detalhes do que será feito em suas missões. Por fim, quase no final do museu temos um conjunto de motores de avião expostos e alguns deles, em funcionamento, para que o público possa ter uma melhor noção de seu funcionamento.

.

IMG_2606

.

O passeio é recomendado para todas as idades e até pessoas que não são apaixonadas por aeronaves acham interessante conhecer os modelos expostos. Não custa lembrar que todas as crianças vistas circulando no local estavam em euforia ao ver vários aviões tão de perto.  Os elementos negativos ficam por conta do calor, pois os hangares não são climatizados e também a falta de uma lanchonete.

O Museu Aeroespacial fica na Av. Marechal Fontenelle, 2000, no bairro de Sulacap. Fica aberto à visitação de terça à sexta de 9:00 às 15:00 e, aos sábados, domingo e feriados de 9:30 às 16:00.

Miguel Pinho* – Professor de Geografia na empresa C.E. Presidente Castelo Branco, Professor de Geografia na empresa Prefeitura de Japeri eConselheiro editorial na empresa Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá

——

Museu Aeroespacial: uma opção cultural gratuita na Zona Oeste

.

 

Be the first to comment

Deixe uma resposta