Quem foi Carlos Marighella e por que você deveria saber disso?

O que ambas as histórias têm em comum? São incríveis, cinematográficas, e protagonizadas por um negro, pobre e portador de ideais de libertação.

A pergunta é: Por que se fala tão pouco de pessoas como Carlos Marighella? De pessoas que colocaram um ideal de libertação acima da própria vida?

.

Carteira de filiação ao Partido Comunista

.

Nascido na Bahia, de pai operário italiano, mãe negra da etnia dos Haussás e origem humilde. Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e um dos líderes da Ação Nacional Libertadora (ALN). Preso em duas ditaduras, torturado, guerrilheiro e poeta. Para a grande mídia e os que escrevem a História: terrorista.

.

Dispensa legendas
.

“1964 — Com o golpe de abril, instaura-se a ditadura militar. Perseguido pela polícia, Marighella entra num cinema do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, e lá resiste aos policiais até ser diversas vezes baleado, espancado e finalmente preso. Sua resistência transformou sua prisão em um ato político que teve repercussão nacional. É solto depois de 80 dias, depois de um habeas corpus pedido pelo advogado Sobral Pinto”.

.

(FONTE: http://pcb.org.br/fdr/index.php?option=com_content&view=article&id=327:breve-biografia-de-marighella&catid=6:memoria-pcb)

Esse trecho foi retirado de uma biografia resumida no site do PCB e possivelmente é como a maioria das pessoas — dentre as poucas que conhecem o episódio — devem se referir a ele. Uma anedota da história.

O que eu sei sobre o fato: em 9 de maio de 1964, Carlos Marighella e Clara Charf estavam em um aparelho — nome dado as casas usadas de esconderijo na ditadura — vivendo de forma ilegal e escondendo quaisquer rastros de existência. Marighella tinha marcado um encontro com uma amiga em frente a um cinema na Tijuca para reaver algumas roupas que haviam ficado para trás na última fuga.

Clara diz, no documentário, que o companheiro teve um pressentimento e começou a recolher todos seus pertences do apartamento, pedindo para ela fazer o mesmo. Quando saiu do apartamento, de frente para o elevador, Marighella optou pela escada. A polícia, pelo elevador. Oxóssi protege seus filhos.

Próximo ao cinema, agora sozinho, Marighella percebeu a polícia de tocaia, vigiando. Fez sinal para a amiga entrar e seguiu atrás. Pegou o pacote, se despediu rapidamente e sentou-se em meio a sessão da tarde, lotada de crianças e famílias. Pouco tempo depois, as luzes do cinema foram acesas e ele foi cercado pelos policiais instaurando o caos no local. Lutou o quanto pôde com socos e gritos de “Abaixo a ditadura militar fascista” e “Viva a democracia”, mesmo baleado covardemente a queima roupa.

A bala fez quatro furos, entrando pelo lado esquerdo do tórax, saindo pelo direito e atravessando o braço de Marighella. Ainda assim, relatos dizem que quase uma dezena de policiais foram necessários para colocá-lo dentro da viatura. Desse episódio, surgiu o relato de próprio punho que deu origem ao livro “Porque resisti a prisão”.

Vê a diferença?

“Reaja ao revés, seja alvo de inveja, irmão
Esquinas revelam a sina de um rebelde, ó, meu
Que ousou lutar, amou a raça
Honrou a causa que adotou, o aplauso é pra poucos
(Carlos Marighella)
Revolução no Brasil tem um nome (Marighella)”

A primeira vez que realmente ouvi sobre Carlos Marighella foi nesse clipe do Racionais MC’s. Podia não ser um nome estranho para mim, mas estava longe da grandiosidade desse personagem.

Quem era esse mano que merecia um som do Racionais e eu, universitário, morador da periferia e negro, não fazia a menor ideia de onde tinha saído?

“Às oito e meia da manhã de 15 de agosto de 1969, um destacamento de doze guerrilheiros da ALN (Ação Libertadora Nacional) invadiu a estação transmissora da Rádio Nacional em Piraporinha, perto de Diadema (Grande São Paulo). Dominados os funcionários, um dos invasores interrompeu a ligação com o estúdio e ligou ao transmissor de ondas curtas uma gravação. Com o Fundo musical do Hino da Internacional Comunista e do Hino Nacional, a gravação anunciou o nome da Carlos Marighella e reproduziu o manifesto lido por ele. Na meia hora em que a estação esteve sob controle da ALN, deu tempo para repetir a gravação. No mesmo dia 15, o jornal paulistano Diário da Noite lançou uma segunda edição com o texto integral do manifesto de Marighella captado pelo o rádio escuta ”.

(FONTE:http://www.documentosrevelados.com.br/repressao/forcas-armadas/espetacular-tomada-da-radio-nacional-de-sao-paulo-pela-resistencia-a-ditadura/)

A imagem que eu tenho da tomada da Rádio Nacional é Mano Brown, KL Jay, Edi Rock, Ice Blue e Dexter chegando em um fusca, fortemente armados, vestidos como se estivessem em 1964 e gritando: “Quieto senão morre. Quieto. Quieto. Entra caralho”. O vigia rendido é levado até a sala de transmissão onde se encontra o locutor, que é enquadrado por KL Jay ao som de “Ajoelha, caralho! ”.

E o discurso feito por Marighella no ato entrando na sequência.

Teria como ser diferente?

Carlos Marighella era muito diferente do Brown ou do Dexter? Ou de mim e de você?

Por que a gente não aprende isso na escola?

Por que o inimigo número um da Ditadura Militar nunca é citado nos livros didáticos?

.

Inimigo Nº1 do pior governo que o Brasil já teve

.

Quem é Carlos Marighella pra mim?

Um pardinho qualquer que pode ter nascido da ponte pra cá ou no extremo da leste. Contra tudo e todos, não mirou carro importado, correntes de ouro ou dinheiro como salvação. Sua ambição era muito maior.

.
Coisas do Brasil super-herói mulato, defensor dos fracos, assaltante nato”, sintetiza Brown em sua homenagem.
Pra mim, vai além. Carlos Marighella é o nosso anti-herói perfeito. Seu amor maior era a liberdade, que não bastava só a si, teria que ser plena e total para todo seu povo. Independente da ideologia escolhida, libertação era o foco e a vida era só mais uma variável a se apostar.
Por isso os assaltos a banco, os atos da ALN, a resistência à prisão, a guerrilha e a integridade de assumir atos que não eram nem mesmo seus, para defender outras pessoas — sobre o sequestro do embaixador americano.
Liberdade, a qualquer custo. Foi isso que esse preto, pobre e comunista ensinou para mim. E esse é só um relato puramente passional dessa figura ainda pouco conhecida por nós mesmos. Ademais, deixo por último mais uma das mil faces de um homem leal, a de poeta:

Liberdade

“Não ficarei tão só no campo da arte,

e, ânimo firme, sobranceiro e forte,

tudo farei por ti para exaltar-te,

serenamente, alheio à própria sorte.

Para que eu possa um dia contemplar-te

dominadora, em férvido transporte,

direi que és bela e pura em toda parte,

por maior risco em que essa audácia importe.

Queira-te eu tanto, e de tal modo em suma,

que não exista força humana alguma

que esta paixão embriagadora dome.

E que eu por ti, se torturado for,

possa feliz, indiferente à dor,

morrer sorrindo a murmurar teu nome”

72 Comentários

  1. Tudo mentira! Mariguela era um terrorista safado, comunista, escreveu o mini manual do guerrilheiro urbano. Tentou junto com seus companheiros instalar uma ditadura comunista no Brasil.

      • Se tivesse conseguido você não estaria comentando na internet, vide o acesso restrito a internet nos países com regimes totalitários.

          • kkkkkk ai por que voce nao comeria carne, nao estaria na internet kkkkkkkkk no capitalismo voce tem que vender sua vida das 7 da manha as 7 da noite pra poder acessar a internet por 1 ou 2 horas a noite antes de ir dormir pra acordar no outro dia

        • Só pra deixar claro, a internet no socialismo ou comunismo é limitada ,hoje, por causa das influências norte americanas, que interferem diretamente na progressão dos socialistas, se realmente houvesse muitos paises comunistas a internet seria de livre acesso e ilimitada.

  2. E vem falar que a era ditadura, que ditadura libera por meio de habeas corpus, gente, bando de baderneiro querendo fama e poder.

    • Isso foi antes do decreto do AI-5 em 1968, quando ainda havia essa possibilidade. A ditadura foi realmente rígida e repressora de 1968 a 1975.

  3. Então Atila.. já ia dizer isso… uma ditadura que libera preso político por meio de habeas corpus? Alguém aqui não enxerga a contradição? uehuehuehueheue… brincadeira óhh kkkk

    • Muito bom o texto parabéns! As autoridades fazem de tudo para esconder os atos de coragem do povo brasileiro, querem sempre a imagem de que devemos aceitar tudo.

  4. Seria bom se o mundo fosse dividido entre as pessoas batalhadoras e as que amam o comunismo. Assim nós pessoas direitas poderíamos viver em paz.

  5. Parabéns pelo texto. A periferia precisa conhecer pessoas que representaram e que lutou pela raça.
    Lamento que você seja alvo de comentários tão ignorantes.

  6. Acho que foi uns dos únicos que honraram aquele verso do nosso hino “nem teme, quem te adora, a própria morte”. Viva Marighella!!!

  7. Na verdade, a luta era também por uma democracia burguesa. Pelo direito simplemente, de livre expressão, livre manifestação de pensamento, livre associação, livre votação, liberdade de escolha e coisas assim. Eu também, se vivesse na época, combateria a falta de liberdade. Acho ruim, viver sem liberdade, tipo um pássaro na gaiola! Kkkkkk

  8. Na verdade, ninguém é comunista. Essa taxação, essa “vala comum” é uma estratégia de reacionários contra a luta pela liberdade. Comunismo só existe em sociedades primitivas, na ausência do Estado. O resto é perfumaria. Os nativos sim, são comunistas!

  9. Devemos respeitar a opinião de todos, para mim esse tal de mariguella era só um safado baderneiro, mas está é a minha opinião, não significa que é a correta ou a sua.

  10. Vi alguns comentários aqui, mas gostaria de saber onde sequestrar um embaixador faz parte de alguma luta a favor da liberdade, você luta pela liberdade privando outras pessoas da mesma ???

    • Ele não sequestrou “um qualquer”, “um qualquer” era justamente quem ele defendia! A intenção era causar efeito pra garantir sua exigência, que era o embaixador por 15 companheiros presos.
      E outra quem priva a liberdade é o governo que não investe em educação e julga R$ 880 como um salário sabendo que está mais pra ajuda de custo !

    • Leia alguns livros de história ao invés da Veja e vc vai entender direitinho como o sequestro de um embaixador fazia parte dos planos.

  11. Besteira… curto racionais mcs e tive curiosidade de saber quem era esse senhor… pela histórias já vejo q era um hipócrita que usava a desculpa de “lutar pela liberdade” para cometer roubos, assaltos, sequestros e outras coisas mais… é do mesmo time de uma senhora ex presidente Dilma… tudo pilantra !! Quanto a ditadura… costumo falar o seguinte, meus pais e avós viveram a ditadura e nenhum deles tem do q reclamar, td q escuto eles falarem é de como aquela época era boa em termo de segurança, se gabam de sair pra rua a hora que quisessem e até mesmo dormir com janelas de casa abertas… coisas simples que hj em dia nem sonhamos ser possível.

  12. O cemitério tá cheio de “heróis”!….A inversão de valores no Brasil é vergonhosa!O povo padece por falta de conhecimento… Não me importa quem era mariguela , conheço a sua história,e ele nunca vai ser um exemplo a ser seguido pra mim….O problema é que muitos so querem ganhar no “grito”.. Não querem se esforçar,lutar,estudar,se profissionalizar….. Querem tudo fácil.. Exemplo o caso do espírito santo, a polícia saiu das ruas e o caos e instaurado!…Sem ordem estamos fudidos.

  13. A eterna luta entre o bem e o mal, entre a ditadura e a liberdade do homem. E o que é pior: ninguém sabe quem é do bem e quem é do mal. Quem lê Marighella não tem apetite para ler “A Verdade Sufocada”. Quem lê “A Verdade Sufocada” não tem apetite para ler Marighella. Entre a ditadura e a liberdade do homem, eu prefiro a ditadura e a liberdade de Deus.

  14. Triste ver como em pleno século 21, com tantos meios de acesso a informação, as pessoas continuam não enxergando. Mais cego é aquele que não quer ver. Ditadura !!! Como a que está a caminho no Brasil.. Fiquem espertos!

  15. É inacreditável alguns comentários sobre Marighella, tenho a certeza que aqueles que os criticaram só conheceram suas histórias através da midía, os seus ideais e a sua resistência deveriam ser exemplos para todo esse povo de hoje. Se houvesse um pouco desse sentimento em cada um de nós hoje, tenho certeza que não estariamos passando por essa situação castratófica que está o Brasil, hà aqueles que reconheceram o Marighella como um lider nato meus parabéns pois acredito que ainda podemos virar este jogo.

    • Ei Marcio ja que você disse que agente tinha que virar esse jogo hoje, queria saber pra quem agente ta perdendo?

  16. Conheci agora pela “mídia” de vocês!! Exaltando um ladrão, vagabundo, comunista, sem moral nenhuma, usando da tal “ideologia” de liberdade e cometendo barbáries. Façam o favor, vão trabalhar!! Do que ficar exaltando chinelos!!!

    • Ladrão? Vagabundo? Comunista, sem moral? Minha filha, vê se te informa melhor sobre um assunto, antes de falar MERDA. Teu comentário tá me cheirando a NAZISMO disfarçado, ou, no mínimo, PRECONCEITO RACIAL.

      • Aqui vemos um petralha, não se pode falar que é vagabundo e comunista, que já distorcem pra nazista, fascista e racista.

  17. Um povo que sofreu o que sofremos com os desmandos de militares que se achavam acima de qualquer lei.. Um povo que viu seus conterrâneos mortos de forma bestial.. Um povo que viu todas as distorções que lhe foram imputadas durante mais de duas décadas… Me perdoem.. Mas um povo assim não pode esquecer o terro que é viver sob o domínio do militarismo.. Bandidos, sempre houveram e sempre haverão, porém, quando uma autoridade constituída usa de seu poder para massacrar ao invés de proteger e servir, essa autoridade comete o maior ato de covardia e bandidismo. Não façam da batalha imunda da política atual uma desculpa para desqualificar o quanto que nosso povo sofreu nas mãos daqueles que não se importavam como ele. Com dizia o ex-presidente Figueredo “Prefiro o cheiro dos meus cavalos!”.

  18. Bem creio que nem a ditadura nem a liberdade são soluções para nossos problemas tem que haver um meio termo nisso, vi aqui em um comentário que o povo perece por falta de conhecimento não estou pregando religião mas isso esta escrito na Bíblia, se cada um conhecesse seus deveres não haveria necessidade de lutar pelos direitos, a família que é a base onde se ensina o respeito a honestidade o caráter a moral a ética esta falida e me perdoem isso é fruto dessa liberdade sem limites com tamanha inversão de valores, quer fumar maconha? ainda não esta liberado então fume dentro da sua casa, quer se relacionar com pessoa do mesmo sexo faça dentro da sua casa e respeite o seu próximo,quer dirigir sem habilitação como fez o mano brown e o suplicy foi defender esta errado temos leis e temos que cumprir com ditadura ou com liberdade e não ser hipócrita e olhar só para o seu umbigo fazendo aquilo que acha certo e sim fazer o que é correto

  19. me enche de orgulho qndo uma matéria tentar empurrar uma mentira em nossa garganta, e vejo como os brasileiros acordaram, pois a maioria esmagadora, deixa nos comentários quem realmente foi esse terrorista, vamos Brasil, tentaremos mudar.

  20. A nossa sorte é que a juventude não compartilha desse fetiche de acreditar que “1964 não terminou”. Vivemos num outro mundo, o Comunismo nunca se quer conseguiu existir, o proletariado é burguês e minoria, a massa é de pequenos empreendedores, o exército não tem a mínima condição de gerir uma economia complexa como a nossa – e nem quer – os problemas e desafios do nosso país são outros. A juventude, 30 menos, sabe disso e está contribuindo para a mudança do nosso país. Já vocês senhores, ahh vocês, com toda Data venia, lugar de passado é no museu.

  21. O dia em que parar para pensar saberás que sem lutas não a conquistas e sem dor não haverá vitórias, da mesma forma que sem estudo e esforço jamais terá um futuro promissor. Só que a maioria quer atropelar as etapas. Valorizam assassinos e bandidos e criticam empresários e patrões sem lembrar do esforço e luta que os transformaram e os colocaram nessas condições. Não se arriscam e nem tentam mas invejam os que conseguem.

  22. e muito facil falar de uma pessoa uma epoca tao dificil. se a ditadura e tao boa assim .porque so meia duzia de paises ainda continua. no mundo moderno de hoje nao cabe este regime. deixou de existir por causa de chico buarque dilma marighellas da vida alguem teve que apanha ser preso e muito mortos. que tinham familias. chorando sem saber onde estavam . isto e triste.pense ditadores hitler. saddam.kim jong un da correia do norte. outros tantos . alguem teve que levantar a bandeira contra pra nos estarmos aqui hoje. viva marighella. c.buarque. dilma e outros

  23. Mariguella da ALN, assim como Dilma do VAR Palmares lutaram para instaurar uma DITADURA de ESQUERDA no Brasil. Ou você não conhece a história ou esta tentando , através da mentira (instrumento clássico de muitas ideologias de esquerda), transformar um tirano, guerrilheiro radical da esquerda em “buona gente”.

  24. CONHECO A HISTORIA SIM ANTONIO > A HISTORIA APONTA SO PRA UMA DITADURA AQUELA QUE TORTURAVA CONSUMIA COM PESSOAS .MATAVA POR QUE PESSOAS TINHA OPINIOES DIFERENTES. COMO PODE TER PESSOAS DEFENDENDO ISTO . MATAR PESSOA EM NOME DO GOVERNO. DA QUELA EPOCA MILITAR. AI QUANDO ALGUEM E CONTRARIO A TUA OPINIAO .COMECA A DAR NOME DITADURA DA ESQUERDA. A ESQUERDA NAO SEI O QUE. SO EXISTIU UMA DITADURA SE NAO E DA ESQUERDA COMO TU DISSE E DE DA………………A DITADURA MILITAR . COM ALGUMAS PESSOAS DITO DA DIREITA. NAO CONSEGUIRAM IR A DIANTE ACABOU. MAS ACABOU PORQUE TEVE COMBATE CONTRA AQUILO. FACA UM TESTE PERGUNTE PRA UMA PESSOA DA QUELA EPOCA. O QUE ACONTECIA COM PESSOAS.TE DIGO ISTO PORQUE SE ERA TEMPO DE DITADURA MILITAR ELES CONTROLAVAM TUDO ATE MESMO O QUE ERA IMPRESSO NOS LIVROS MEU AMIGO TINHA CENSURA. LEMBRA ELES DIZIAM O QUE ESCREVE. ENTAO ANTES DOS LIVROS DA QUELA EPOCA MELHOR PERGUNTA A PESSOAS DA EPOCA. E POR FIM NAO TEM COMO DEFENDER ISTO QUE ACONTECEU NO BRASIL E UMA VERGONHA PENSE. A HISTORIA ANTONIO NAO CONTA TODA A VERDADE O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS NA EPOCA KENNEDY FINANCIOU A DITADURA NO BRASIL. TI INFORMA TANTO QUE A HISTORIA ME DIZ QUE ELE KENNEDY TOMOU UM TIRO NA CABECA . DOS SEUS PROPRIOS ALIADOS. TEM UM DITADO QUE DIZ VIVE PELA ARMA. MORRE PELA A ARMA. NAO ADIANTA NOS COLOCARMOS NOME NOS OUTROS DITADURA DA ESQURDA. SEM ANTES VER O QUE ESTAMOS FAZENDO. ABRACO ANTONIO

  25. TIRANIA >SARNEY MATOU O POVO COM INFLACAO MONSTRO. FHC ROUBOU JUNTO COM UMA EMPREITEIRA E NAO FEZ NADA PELO PAIS* 8 ANOS COLLOR ROUBOU A POUPANCA DE BANCO DOS BRASILEIROS . E MATOU PESSOAS QUE SABIAM MAIS DO QUE DEVIAM TEMER ALEM DE ROUBAR O POVO DESTRUIU TUDO QUE FOI CRIADO ANTES DE BOM PARA O POVO> EX. FIES. MINHA CASA MINHA VIDA . TU SABE QUANTO CUSTA COMPRAR UMA CASA> NO PAIS DE LADROES TU NUMCA IA CONSEGUIR COMPRA> A FACUL. DESANTA MARIA FEDERAL NAO TEM DINHEIRO PARA PAGAR AS CONTAS EM QUANTO O TIRANO TEMER PEGA O DINHEIRO PUBLICO E DA PARA DEPUTADOS > EM BENEFICIO PROPRIO PARA NAO VOTAREM NELE NA CCJ. ISTO E TIRANIA MARIGHELA E DILMA BRIGAVAM POR AQUILO QUE ACREDITAVAM DIREITOS FIM DA CENSURA PODE TE OPINIAO CONTRARIA A DE OUTROS. NE ENTAO ME DIZ ESTES ACIMA O QUE FIZERAM A NAO SER ROUBAR PRA SI> abraco amigo TIRANIA KKKKKKK

    • Mauricio, você quer que eu cite só uma ditadura de esquerda?? rsssss. Então vai ai, a de Cuba (A MAIS LONGA DA HISTÓRIA), que o Mariguella, a Dilma e seus “cumpanheiros” tanto lutaram para implantar no Brasil, e da qual recebiam financiamento para sua guerrilha urbana. Mais você pode ler o livro “Bandeira Vermelha” e se instruir mais sobre as DITADURAS de ESQUERDA implantadas em todo mundo (no século passado), assim conhecerá a história de um dos seus maiores TIRANOS E ASSASSINOS, Josef Stalin, maior genocida da história da humanidade.

  26. ANTONIO DITADURA SO EXISTIU UMA .DITADURA DA ESQUERDA >NAO NE SE OS MILITAR CONTROLAVAM TUDO TV> JORNAIS> TUDO ELES DITARAM O QUE ESCREVE NA QUELA EPOCA ENTAO TU LEU . OS LIVROS E INFORMACOES QUE ELES CRIARAM. PENSA BOM SERIA TU CONVERSA COM PESSOAS DA EPOCA E SE INFORMA OUVI ELES. E DEPOIS FALAMOS. NAO ESQUECE DITADURA SO EXISTIU UMA SE NAO ERA DA ESQUERDA E DA ……………….. PRESD. KENNEDY FINANCIOU A DITADURA LEMBRA OS PROPRIOS ALIADOS DO KENNEDY MATARAM ELE. TEM UM DITADO POPULAR VIVE PELA A ARMA. MORRE PELA A ARMA. POIS TENTO SER SER UM DITADOR NOS ESTADOS UNIDOS E NAO CONSEGUIU. AI COMECOU A FINANCIA A DITADURA NO PAIS DOS OUTROS. TA SER ISTO. PENSA abraco amigo PODEMOS TER OPINIOES DIFERENTE HOJE> POR CAUSA DE DILMAS> CHICO BUARQUES >ETC…….

    • Mauricio, você quer que eu cite só uma ditadura de esquerda?? rsssss. Então vai ai, a de Cuba (A MAIS LONGA DA HISTÓRIA), que o Mariguella, a Dilma e seus “cumpanheiros” tanto lutaram para implantar no Brasil, e da qual recebiam financiamento para sua guerrilha urbana. Mais você pode ler o livro “Bandeira Vermelha” e se instruir mais sobre as DITADURAS de ESQUERDA implantadas em todo mundo (no século passado), assim conhecerá a história de um dos seus maiores TIRANOS E ASSASSINOS, Josef Stalin, maior genocida da história da humanidade.

  27. vamos la ANTONIO no teu modo de ver e que para combater a ( ditadura da esquerda do BRASIL. ) vamos la te da o direito de matar .consumir com pessoas. porque nao prender e julgar hamm.a ditadura militar que tu defende criou AI5 lembra em 68 que dava poder absoluto ao militares .no caso matar .torturar etc… tu nao tinha direito a pensar diferente . dai eu te mato como assim. querer implantar a ditadura da esquerda e muito vago. de concreto e a ditadura que ouve real neste pais .se o AI5 nao e TIRANIA eu paro de escreve. ANTONIO tem um documentario sobre um senhor chamado SOBRAL PINTO ASSISTE> DEPOIS NOS FALAMOS> este senhor foi o melhor. advogado de todos os tempos deste pais. condecorado.em aqui e outros paises sabes. que condecorou ele os mesmos militares que ele combatia na ditadura . sinal que ate os militares sabiam que aquilo ditadura era errado. mas tinham que fazer. porque o gov. americano mandava. tu me fala de cuba. eu te falo do estados unidos. e ai americanos que ate hoje gosta de invadir paises dos outros. ne os predios da imprensa( JORNAIS). eram invadidos por soldados de fuzil e baioneta e obrigavam aquelas pessoas a escrever o que eles queriam. o que e isto TIRANIA A QUALQUER PRECO. foi a tal ditadura da esquerda QUEM FEZ ISTO. OS JAPONESES DIZEM QUE OS VELHOS SAO SABIOS ESCUTA O DEPOIMENTO DE SOBRAL PINTO> que nao era de ESQUERDA> vou te falar de um DITADOR DO TEU PAIS ARTUR DE COSTA E SILVA> da direita e militar criador do AI5 este e um ditador e do teu pais nao vamos falar de STALIN. de KENNEDY> tu sabes que STALIN .CHURCHILL e FRANKLIM ROOSEVELT se uniram para derrubar o TIRANO HITLER> DITADOR que tambem matavam e torturavam pessoas . a mesma maneira do BRASIL> na EPOCA DITADURA. PORQUE ACABOU por que pois aquilo nao podia continuar. NAO TEM COMO DEFENDER A DITADURA QUE OUVE NO MEU PAIS> PRA TENTAR LIMPAR UM POUCO A HISTORIA DELES COMECARAM A BOTAR NOMES E FACCAOES NOS QUE NAO QUERIAM AQUILO> NE HOJE ESTAMOS CONVERSANDO >E FALANDO O QUE BEM INTENDE> E POR QUE ALGUEM LUTOU CONTRA A TIRANIA abraco amigo NAO ESQUECE ..SOBRAL PINTO

  28. O QUE DITADORES DA ESQUERDA E DIREITA TEM EM COMUN> sao capazes de matar pessoas para continuar no PODER A qualquer PRECO. NO MEU PAIS so teve uma DITADURA a da DIREITA tambem fantasiada de militares. canalhas

  29. Onde você leu que eu defendo a ditadora amigo?????? Tá louco????? Eu sou um Libertatio de Esquerda. Como você pode perceber o termo libertatio vem antes de Esquerda . Para mim o bem maior do ser humano e a Liberdade . Por isso sou contra a todos os Autoritários , tanto os de Direita (citados por você no texto), como os Autoritários de Esquerda : Mariguella, Dilma, VAR Palmares, ALN, Ciro Gomes, Fidel Castro, Josef Satalin, Mao, Lenin, Fórum de São Paulo, Maduro etc. Cono você disse as Diradiras de Esquerda ou de Direita são um desastre para qualquer sociedade. “Quer que eu desenho?”

  30. ANTONIO MEU AMIGO .tudo bem libertatio de ESQUERDA. tu concorda comigo que tu so escreve e menciona pessoas ACIMA DE ESQUERDA .olhe e me diga . onde estao os outros da direita.que ate hoje oprime o povo. eu so estou lendo as palavras que tu diz. a esquerda isso. a esquerda aquilo. tu nao fala de pessoas que estao no poder hoje a qualquer CUSTO DIA DE HOJE. tu me diz que e libertatio de esquerda SIM> tudo bem. a dilma foi colocada no poder de maneira LEGAL dentro da lei. e estas pessoas tiraram ela. por que querem o poder do pais TIRANIA nao consultaram o povo. quem tem o poder legitimo. e esse senhor nao e de esquerda . tudo bem mas nao vejo no teu texto acima o nome dele. so da DILMA. temos que pesar os 2 lados meu amigo. qualquer ditadadura e ruim.e uma doenca. mas hoje so falta o unifome para esse senhor. presidente do meu pais e dos meus filhos. se tu colocares nomes de pessoas de dita esquerda e nao mencionar os de direita tu queres que eu pense. O QUE. eles direita ajudaram a DITADURA A EXISTIR NO MEU PAIS entao nada mais justo COLOCAR O NOME DESSES TAMBEM NO TEXTO CONCORDA> abraco amigo continuamos…….. temos ideias diferentes.mas acho que os 2 querem o bem para onosso pais. mas nao podemos botar a culpa so de um lado. a historia nao diz isto. …….. continuamos abraco ANTONIO o BEM MAIOR DO SER HUMANO 1 ESTAR VIVO .2 LIBERDADE. nao tem liberdade sem estar vivo. NE. coisas que pessoas nao tiveram estar vivo para ter a liberdade. por causa de pessoas canalhas. egoistas. opressores. temos um hoje. no poder me fala sobre isto nao estou vendo a esquerda estou vendo um canalha no poder falame sobre isto AGUARDO continuamos……………….

    • Amiguinho, lembre-se , o post aqui é sobre Mariguella e sobre quem ele realmente foi por isso o foco é nele e não em qualquer outro autoritário de direita – tão ruim quanto, ou pior, ou melhor (e essa é a questão). Os assassinatos do “Champinha” terem sido mais brutais e violentos que os do “Goleiro Bruno”, não inocenta o Goleiro. Criminoso é criminoso, deve pagar pelos seus CRIMES e serem lembrados como CRIMINOSOS, independente se houveram piores que ele. Apenas uma pequena observação: a ALN que você mesmo cita como “sigla fora da lei, bandidos…” teve o Sr. Mariguella como um dos seus fundadores. Apenas a HISTÓRIA:
      “A ALN surgiu no fim de 1967, com a saída de Carlos Marighella do Partido Comunista Brasileiro, após sua participação na conferência da Organização Latino-Americana de Solidariedade (OLAS) em Havana.”
      Precisamos ser menos contraditórios. A retórica vazia da repetição de uma mentira incansável vezes (clássica de algumas ideologias de esquerda), não funciona mais nos dias de hoje.

  31. se nao olharmos para o passado. continuaremos errando no presente. NAO TEREMOS UM FUTURO SE NAO PARA NOS mas pra nossos FILHOS E NETOS ETC…… temos que melhorarmos

  32. quando nos falta argumentos comecamos a perguntar. para as pessoas se queres que eu DESENHE. tu me cita ALN. VAR. estes eram sigla fora da lei. bandidos para alguns. mas o pior de todos era o DOPS. DEPARTAMENTO DE ORDEM POLITICA SOCIAL. nome bonito .ne mas MAS DENTRO DA ( lei ) DO GOV. eles DOPS cujo OBJETIVO ERA CONTROLAR E OPRIMIR e ATE MESMO MATAR pessoas que tivessem OPINIAO CONTRARIA o DOPS era da policia civil. um departamento de EXTERMINIO legal dentro da lei usado pela ditadura . qual sigla matou .pessoas ACAO E REACAO ex> se quer me matar vou me DEFENDER NAO concorda. pergunta pra pessoas da epoca o que era o DOPS.mais uma SIGLA pro teu TEXTO ou quer QUE EU DESENHE amigao.podemos ter opinioes diferente amigo mas nao precisamos DESENHA. NE nao esqueca nao DESENHE >ARGUMENTE ……. DOPSSSSS. continuamos……

    • Amiguinho, lembre-se , o post aqui é sobre Mariguella e sobre quem ele realmente foi por isso o foco é nele e não em qualquer outro autoritário de direita – tão ruim quanto, ou pior, ou melhor (e essa é a questão). Os assassinatos do “Champinha” terem sido mais brutais e violentos que os do “Goleiro Bruno”, não inocenta o Goleiro. Criminoso é criminoso, deve pagar pelos seus CRIMES e serem lembrados como CRIMINOSOS, independente se houveram piores que ele. Apenas uma pequena observação: a ALN que você mesmo cita como “sigla fora da lei, bandidos…” teve o Sr. Mariguella como um dos seus fundadores. Apenas a HISTÓRIA:
      “A ALN surgiu no fim de 1967, com a saída de Carlos Marighella do Partido Comunista Brasileiro, após sua participação na conferência da Organização Latino-Americana de Solidariedade (OLAS) em Havana.”
      Precisamos ser menos contraditórios. A retórica vazia da repetição de uma mentira incansável vezes (clássica de algumas ideologias de esquerda), não funciona mais nos dias de hoje.

  33. 15 homens armados fuzilaram o carro que estava. marighella foi. morto desarmado. marighela dito criminoso. os 15 homens que mataram ele sao HEROIS: um homem desarmado no pais que eu vivo se tu e criminoso tu vai ser preso e julgado. ne AMIGUINHO tu falou CRIMINOSO e CRIMINOSO os15 HOMENS e quem deu A ONDEM e O QUE. amiguinho TA BOM E BOM OLHARMOS PARA FRENTE amiguinho MAS DEVES EM QUANDO TEMOS QUE OLHAR TAMBEM PARA OS LADOS. como tu vai me dizer de que maneira que marighela o tal bandido cometeu mais crimes que AQUELES que o MATARAM esta e A TU VERDADE. nao tem como falar so de marighela amiguinho o assunto e amplo e maior . e de que MANEIRA criaram o MONSTRO MARIGHELA lembra no texto temos que olhar para os lados deves EM QUANTO . nao estamos e nem somos cavalos para olharmos so para frente com aqueles tapas olhos da encilha. tem que procurar amiguinho. termos uma visao ampla sobre o assunto marighela nao fez a historia sozinha. ……..jornalista MARIGHELA. jornalista VLADIMIR HERZOG…outros caso ZUZU ANGEL. nao temos que falar so disso ou da quilo democracia AMIGUINHO EX> TU NAO CONSEGUI BEBER UM COPO DE AGUA E PENSAR AO MESMO TEMPO. o contesto e maior amplo NAO E PEQUENO ….abraco amiguinho leia o livro ALEM DO GOLPE. leia palavras bonitas o vento leva o que fica e ATITUDE> todos estes tiveram ATITUDES. matar um HOMEM DESARMADO NAO DA 15 contra 1 nao tem como defender ISTO.BOM DEBATE AMIGUINHO> SO TENS QUE AMPLIAR TEU MODO DE VER AS COISAS.

  34. viva CASTELO BRANCO> MEDICI>MALUF>SARNEY VIVA A DIREITA.estes ultimos dois estavam la . mas nao sao BANDIDOS NAO.NAO. BANDIDO e MARIGHELA DILMA ta locooo. sarney e maluf estavam la na epoca participaram da DITADURA CONTRA O POVO CONTRA os direitos das pessoas e AGORA NA CARA DE PAU ESTAO SENTADOS nas CADEIRAS DO CONGRESSO E DA CAMARA e MUITA CARA DE PAU. NA CASA DO ( POVO )inversao de valores….. de caracter… DILMA TORTURADA .MARIGHELA morte memoria curta. mentirosos e os de esquerda TA BOM.TEMOS QUE CULPAR ALGUEM PARA COBRIR NOSSOS ERROS A BOLA DA VEZ FOI MARIGHELA> E OUTROS> EM QUANTO NOS ESTAMOS PAGANDO SALARIOS PRA QUELES QUE NOS OPRIMIRAM NO PASSADO O POVO ……………….. MENTIROSOS CANALHAS se isto nao e inversao da historia e de valores. EU PARO POR AQUI> PENSEM castelo branco .medici . costa e silva .. vermes.canalhas ta locooo O QUE IA SER DO BATMAN SEM O MONSTRO DO CURINGA NE. TEMOS QUE CULPAR ALGUEM DE QUALQUER MANEIRA DOA A QUEM DOER> simplesssss

  35. CARLOS MARIGHELLA era usado de BODE EXPIATORIO pelo sistema que o CRIOU. PARA COBRIR os CRIMES . do ESTADO da DITADURA MILITAR e DIREITA. na DITADURA tinham que colocar a SUJEIRA pra BAIXO do TAPETE( crimes cometidos pelo estado.) resumindo EU COMETO CRIMES MAS ALGUEM VAI TER QUE PAGA> usasse um artificio .comecam a dar nomes .terrorista. assassino. inimigo do estado etc… MARIGHELLA foi a CONSEQUENCIA. A DITADURA foi a CAUSA. lamento que familias .foram destrocada. . por ATITUDES E PESSAMENTOS de ALGUNS. DE 1964 a1985 nao evoluimos. culturalmente. financeramente intelectualmente por FIM andamos para TRAZ. neste periodo. o mesmos MILITARES da EPOCA HOJE sao GUARDIOES da DEMOCRACIA. inversao de VALORES e CARACTER . que me batia hoje me cuida. ta locooo abraco ….. LEMBREM NAO ADIANTA combater a consequencia temos que combater a CAUSA.( O INICIO NAO O FIM ) …..

  36. assunto DITADURA e muito POLEMICO ate hoje LEIO opinioes contrarias nao tenho problema com OPINIOES mas nao podemos fugir dos fato DOCUMENTOS. CAPITAO.sergio miranda ribeiro de carvalho o SERGIO MACACO. um dos grandes injusticados pela ditadura foi CAPITAO DA AERONAUTICA RJ ele se recusou acumprir ordens do superior BRIGADEIRO >JOAO PAULO BURNIER que PLANEJOU ataques terroristas no RIO DE JANEIRO usando a PARASAR>unidade de salvamento de paraquedista da aeronautica. PARA TAL ATOS TERRORISTAS. senhor JOAO PAULO canalha.para atribuir los aos COMUNISTAS…..fato DOCUMENTADO PROVA que faram entregue a CNV. FATO nao a ARGUMENTO POIS BEM. sergio macaco foi PRESO .CASSADO.PERDEU A PATENTE e so teve seus DIREITOSrecuperados depois DA MORTE em 1994. FATO .entao amigos nao acreditem em tudo que eles DIZEM no CASO MARIGHELLA e isso ou aquilo muitos fatos CRIADOS. CALMA… aguardo opinioes contrarias o debate e bom para CRESCERMOS> abraco

  37. na verdade qualquer governo ditatorial tem como base posicionamentos extremistas, de pessoas que acham que são as donas da razão,e tudo que consigo ver em comentarios tão rasos e bestiais, é que pessoas que se julgam entendedoras da politica, ou sei lá entendedoras da historia ,tecem comentarios superficiais, analisando apenas o seu ponto de vista e de forma alguma dando abertura para um debate, onde ideias são expostas,. parto do principio que o perfeito é sempre o meio, não o meio do caminho, não a metade, mais sim aquele meio que não se permite ter um posicionamento que chegue perto do extremo, o extremo me assusta.

Deixe uma resposta